Saturday, May 9, 2009

Nóva ortôgrafía

Eú pósso falar quê adóórô usar acentos, de tõdos os típos. Cràse, circünfléxo, agúdõ, êntre õutros. Mãs e agóra? Como vôu ficár?
Acentuar as palavras era o que me fazia boa em gramática ( ou seria gramatica?), agora eles me vêm, mudam tudo! Me relembram de paroxítona, PROPAROXÍTONA! Coisa que você já não quer nem ler o nome, muito menos imaginar o que é. Mas me diz, se vai fazer, que faça direito né não? Em algumas palavras tiram um acento porque na Angola determinada palavra não é acentuada, mas para outras palavras, tuuudo bem continuar diferente do mundo. Outro dia estava lendo no jornal ( que já adotou a maldita ortografia ) e lá estava: Acidente para carros em São Paulo. Esse PARA, seria do verbo parar, ou seria uma preposição? Depois de reler a notícia percebemos que esse para é o verbo, antes colocado como "pára".
Não, a nova ortografia não me ajudou em nada, até porque o objetivo não era ajudar ninguém mesmo. Ela é o resultado de uma grande falta do que fazer, que agora confunde AINDA mais. Pensando bem, esses ajustes inúteis fazem jus à nacionalidade da língua: Portuguesa.

No comments:

Post a Comment